Carregando...

Dando adeus à amamentação – Desmame

Quando você está amamentando uma criança maior de 1 ano, não há problema em estabelecer limites sobre o aleitamento materno. Uma maneira de começar o desmame é trabalhar com a idéia de “não oferecer, mas nunca recusar”. Se você deseja um desmame gradual, tente reduzir uma mamada de cada vez, esperando alguns dias antes de eliminar a próxima mamada. Dessa forma, pode levar alguns meses para seu filho parar de mamar completamente. Nessa idade as crianças entendem mais do que falam – fale sobre o que está para acontecer, para que ele saiba que a amamentação vai acabar em breve.

Reduzindo a necessidade de mamar para dormir –> Essa é a mamada mais difícil de largar, pois pode ser a única maneira que seu filho consegue dormir. Aumente gradualmente o tempo entre a mamada e a hora de dormir, de modo que os dois eventos não fiquem mais conectados. Você deve trabalhar na construção de uma nova rotina de dormir, onde você não estará mais amamentando seu filhote para dormir (por exemplo, tente amamentar em outro quarto). Você deve dar todo tempo, amor e conforto que você puder, para ajudá-lo a dormir – cantar, ler histórias, ninar. Você pode reduzir gradualmente o tempo no peito, deixando apenas o suficiente para relaxá-lo, colocando mais ênfase na história ou na música, em vez de focar na mamada.

Desmame na madrugada –> Se seu filho acorda durante a noite e quer peito para voltar a dormir, você pode ver se o seu parceiro pode lidar com isso – talvez com um abraço e um copo de água. Às vezes, as crianças vão aceitar isso, como o seu parceiro não lembrá-los das mamadas. Mesmo se você ainda compartilhar a cama com o seu filho, você deve tentar confortá-lo de outras formas, antes de oferecer uma mamada. Você vai perceber uma mudança gradual de ser alimentado para obter conforto, para ser consolado por outros meios.

Você pode se sentir triste e chorosa após a última mamada, mesmo se você tiver escolhido desmamar, e se isso aconteceu de forma calma. Estes são sentimentos muito naturais. Seus hormônios levam tempo para voltarem ao normal, especialmente se você teve que fazer o desmame rapidamente. Interromper a amamentação desperta muitas emoções nas mães, independentemente da idade da criança. Esses sentimentos podem ser intensos, especialmente se o desmame aconteceu mais cedo do que a mãe pretendia. Conversar com outras mães pode ser útil, uma vez que todas nós temos de desmamar nossos filhos. Além disso, você pode ficar surpresa com o comportamento do seu filho recém-desmamado. Mesmo que tenha sido ele quem tomou a iniciativa do desmame, ele ainda pode demorar um pouco para se acostumar com a idéia. Às vezes, ele pode ser pegajoso, ou ele pode afastar-se de você por um curto período de tempo, uma vez que ele está dividido entre o desejo de ser um bebê de novo e a vontade de ser independente.