Carregando...

Seu bebê está crescendo! – do berço para a cama

Algumas crianças ficam quietinhas e seguras em seu berço, enquanto outras mais sapecas começam a escalá-lo e pular para cima e para baixo, e até mesmo tentam (e às vezes até conseguem!) dar um salto para a liberdade, saindo do berço! Se o seu filhote fica planejando sua próxima aventura de como sair do berço, é hora de fazer a transição para uma cama (antes que ele realmente se machuque com uma queda).

Quando é o melhor momento para fazer a transição, e como você pode fazê-la com segurança?

Arlington Petra Toddler Bed
Arlington Petra Toddler Bed

Tenha em mente que não existe uma idade certa para esta mudança, o que significa que você terá que respeitar o tempo do seu filho. Muitos começam a tentar sair do berço – o que (além de ser perigoso) é uma indicação de que já eles precisam de mais espaço. Os sinais de autonomia e independência também indicam prontidão para a mudança! O primeiro passo – antes mesmo de você comprar uma cama – é ter a certeza de que o quarto do seu bebê é seguro para aqueles momentos em que ele irá explorar o ambiente sozinho. Certifique-se de que o quarto está “a prova de bebês”. As tomadas estão protegidas, os objetos perigosos estão fora do alcance, as janelas e os móveis são seguros (especialmente se o seu filho é levado e utiliza as gavetas como uma escada)? Talvez seja necessário instalar uma grade/porta segura caso seu bebê decida passear pela casa durante a noite.

Os especialistas recomendam a compra de uma cama relativamente baixa, perto do chão, na qual possam ser instaladas grades de segurança. Faça a transição em uma época em que não haja outros grandes eventos acontecendo na vida do seu filho. Se você precisa colocar o seu bebê em uma cama para abrir espaço para um irmãozinho que está chegando, faça-o bem antes da chegada do bebê, para que o mais velho não se sinta deslocado ou prejudicado.

Que tal permitir que o seu filhote escolha novos lençóis e fronhas divertidos? Isso pode fazer o ato de dormir em sua cama menos assustador e mais atraente! E não se esqueça de deixar o bichinho de pelúcia favorito como ele, para que ele tenha um companheiro – deixe que o seu filho mantenha antigos “objetos de conforto” com ele! Além disso, pode ser útil, de início, colocar a criança pra dormir na cama apenas nas sonecas durante o dia, para que ela se acostume gradualmente.

Seu filho deseja sua atenção e pode exigir ainda mais nessa passagem do berço para a cama. Continue com uma rotina para a hora de dormir – crianças sentem grande conforto com rituais, por isso é crucial manter a rotina noturna, como hora do banho, cantar ou ler histórias para dormir na cama nova. Não menospreze seu nervosismo e medo desse novo desafio. Incentivo e amor vão ajudá-lo em seu caminho para dormir em sua própria cama!

3 thoughts on “Seu bebê está crescendo! – do berço para a cama

  1. A transição do Vítor foi por volta de 1 ano. Ao invés da cama, optamos por um colchão no chão. A experiência foi muito positiva, no sentido dele ter liberdade para explorar o seu quarto. Agora a Clara está com 1 ano e 4 meses e também estamos pensando em tirá-la do berço.

    Beijos, Ananda
    http://www.projetodemae.com.br

  2. Olá. Tenho uma dúvida
    Irei mudar de cidade agora e com a muda cá já pretendia mudar o quarto da Ana de 1 ano e 8 meses.
    Pelo que li, não eh bom fazer essa transição no meio de uma mudança tão grande neh.

    1. Oi Tatiane, tudo bem? Você pode fazer um quarto novo para ela, mas levar o berço, e fazer a transição na nova casa. O que acha? Se não tiver espaço, acredito que seja melhor que vocês mantenham o berço, e mudem para cama quando ela já estiver adaptada à nova rotina!
      Qualquer dúvida entre em contato!
      beijos,
      Maria Cecília

Comments are closed.