Carregando...

Sono do recém-nascido _ Meu bebê não dorme!

O sono do recém-nascido é um desafio na maternidade.

Não há como fugir do fato de que, muitas vezes, nas primeiras semanas a maternidade é desgastante. Muitos bebês não dormem a noite toda nessa fase. Você terá que ir com o fluxo. Descanse quando o bebê dormir – vá para sua cama, ou relaxe no sofá. Você não deve se cansar tentando fazer todas as atividades que você fazia, em casa, antes do bebê nascer.

O sono do bebê
O sono do bebê

O Sono do Recém-Nascido

Recém-nascidos tendem a dormir muito, mas sem qualquer padrão definido – 16 horas em cada 24 é a média, embora isso varie muito. Eles acordam regularmente, de dia e de noite, porque ainda têm que desenvolver o seu ritmo circadiano, e porque eles precisam de refeições frequentes para manter a fome sob controle. Até aproximadamente 6 semanas de vida, não espere que seu bebê tenha o sono regulado, o relógio biológico dele está sendo ajustado – ele ainda não sabe diferenciar dia e noite.

Dificuldades com o sono do seu filho? Saiba mais sobre a Consultoria do Sono Infantil

Se seu pequeno aprender a descansar e dormir sozinho, você ganhará tempo para descansar e guardar energia. Ensinar seu filho a dormir ajuda a manter todos sorrindo (a maior parte do tempo!). Você pode ensiná-lo a adormecer sozinho colocando seu pequeno para dormir quando estiver sonolento, mas ainda acordado. Fique com ele, se quiser, mas esteja preparada para fazer a mesma coisa a cada vez que ele acordar durante a noite.

É possível melhorar o sono dos recém-nascidos?

Acredite se quiser mas, mesmo nos primeiros dias, há algumas coisas que você pode fazer que irá ajudar seu bebê a pavimentar o caminho para bons hábitos de sono.

– Você pode tentar estabelecer uma rotina de sonecas durante o dia e uma rotina regular a noite.
– Você pode ensinar seu bebê a diferença entre dia e noite. É muito importante que seu bebê fique exposto a luz natural durante o dia, e que o quarto fique sempre escuro durante a noite.
– Você pode ensinar seu bebê a dormir por conta própria, sem a necessidade de niná-lo ou alimentá-lo para dormir.

Está sofrendo com a privação de sono? Leia aqui sobre Consultoria do Sono Materno-Infantil.

Ensinar o bebê a dormir _ Meu bebê não dorme!

Quer ensinar o bebê a dormir? O Divã te ajuda!

Todos nós precisamos de uma boa noite de sono para funcionar corretamente durante o dia. Os bebês e as crianças precisam ainda mais para recarregar as baterias, porque eles estão crescendo rapidamente, e porque a infância é uma fase especialmente cansativa. É importante lembrar que bebês diferentes têm necessidades diferentes de sono, e nem todas as famílias têm os mesmos horários. Mas uma regra de ouro para ensinar o bebê a dormir é: o bebê deve ser colocado para dormir quando começar a ficar sonolento. É um erro comum pensar que, quanto mais exausto o bebê estiver, melhor dormirá. Pelo contrário: se o bebê estiver muito cansado, terá mais dificuldade para pegar no sono e ficará mais estressado. Isso significa que manter seu bebê acordado na esperança de que ele durma mais e melhor à noite não vai funcionar!

Dificuldades com o sono do seu filho? Saiba mais sobre a Consultoria do Sono Infantil

Dica importante:

O mais importante, então, é reconhecer os sinais que significam que seu filho está cansado. Se você esperar muito mais tempo para colocá-lo para dormir, ele vai estar tão exausto que não conseguirá pegar no sono. Alguns sinais que podem significar que está na hora de colocar seu bebê pra dormir: se ele esfrega os olhos, geme e chora diante da menor provocação, olha fixamente para o espaço, boceja e se espreguiça, perde o interesse nas pessoas e em seus brinquedos.

O sono do bebê
O sono do bebê

Diferenciar dia e noite:

Os recém-nascidos ainda não sabem a diferença entre o dia e a noite – e seus pequenos estômagos não possuem espaço para armazenar leite suficiente para mantê-los satisfeitos por muito tempo. Eles precisam de comida a cada poucas horas, não importa a hora do dia (e da noite!). Você pode começar a ensinar seu bebê a diferença entre o dia e a noite. Durante o dia, quando ele estiver alerta: Mude suas roupas quando ele acorda para sinalizar o início de um novo dia, converse e cante enquanto você o amamenta, mantenha a casa iluminada com luz natural, deixe-o ouvir ruídos do cotidiano. À noite: Fique mais quieta quando alimentá-lo, mantenha as luzes e ruídos baixos, converse menos com ele. Tudo isso deve ajudar o seu bebê a começar a compreender que a noite é para dormir!

Está sofrendo com a privação de sono? Leia aqui sobre Consultoria do Sono Materno-Infantil.

Dicas para uma boa noite de sono

Ao redor do mundo pais exaustos estão à procura de maneiras de ajudar seus filhos a dormirem melhor e por mais tempo, para terem uma boa noite de sono. Muitos não querem recorrer ao treinamento de sono, que é frequentemente associado com deixar os bebês chorando sozinhos em seus berços. Felizmente, existem outras opções mais suaves que podem ajudar os bebês e os pais terem o sono que precisam.

Dificuldades com o sono do seu filho? Saiba mais sobre a Consultoria do Sono Infantil

O sono do bebê

Proteja-se de expectativas irrealistas

Ter um bebê que “dorme a noite toda” é visto como uma medalha de honra na maternidade. Isso gera expectativas irreais que eles devem dormir muito mais do que são realmente capazes!
Aceite que seu sono não será tão perfeito e fácil como era antes do pequeno nascer. Ajuste as expectativas para ter um sono “bom o suficiente” por um tempo. Para ter uma boa noite de sono é preciso saber o que esperar!

Espere!

Pais responsivos e amorosos correm para pegar o bebê logo que ele começa a se mexer ou a fazer qualquer barulho… Espere! É natural que, durante o ciclo de sono, haja momentos de breves despertares. É importante aguardar! Pegue o bebê apenas se for claro que ele está acordado e precisa de você.

Deixe um bebê cansado dormir – por um tempo

Em nossos esforços para desenvolver bons padrões de sono do bebê, podemos, por vezes, tentar pular uma soneca para prolongar o tempo acordado… e isso é mais prejudicial do que útil. Ao tentar manter um bebê cansado acordado até a hora da próxima soneca programada, você pode causar-lhe privação do sono, que leva a mais problemas na obtenção de um bom sono! Se o seu bebê estiver cansado – exigente, bocejando, olhos sonolentos – deixe-o dormir! Tentar mantê-lo acordado pode atrapalhar o seu ciclo de sono, não ajudá-lo.
Por outro lado, deixar a soneca do bebê durar muito tempo também pode perturbar o sono noturno. Depois de 2-3 horas, acorde o bebê delicadamente, especialmente se for no final do dia, para garantir que o sono durante a noite não seja prejudicado.

Rotina

Uma boa rotina de sono informa ao bebê que a hora de dormir está chegando. A rotina deve ser calma, sem nenhum jogo ativo, cócegas, tablete ou TV. Muitos pais colocam os bebês para dormir tarde na esperança de que eles durmam mais e até tarde, mas isso não é verdade.

*
Baseado no artigo: Gentle Sleep Tips

Sono do Bebê – Consultoria do Sono _ Meu bebê não dorme!

“Meu bebê não dorme!”

Seu bebê só consegue dormir no colo ou no seio, “luta contra o sono”, acorda com frequência durante a noite, faz sonecas muito curtas (ou simplesmente não faz!) ou tem aparente “aversão” ao berço? É provável que você esteja precisando de uma consultoria com uma especialista em sono infantil. E eu estou aqui para te ajudar com o sono do bebê!

Consultoria do Sono

A partir de uma avaliação minuciosa sobre a rotina da criança e os hábitos familiares, dou orientações sobre como eliminar os maus hábitos, melhorando a qualidade de sono do pequeno e de toda a família. O meu papel é ajudar os cuidadores a ajudarem o bebê no processo, e ensiná-los a responder de uma forma que apoia as necessidades emocionais da criança, mas que também incentiva a independência.

Tudo isso é feito com base na ciência por trás do sono e na Teoria do Apego. Como psicóloga e consultora do sono, eu não apóio nenhum método que envolva deixar o bebê chorando sozinho. Dessa forma os bebês não aprendem a se acalmar sozinhos. Aprendem que as pessoas que deveriam estar lá para cuidar deles não se importam mais – então eles desistem. Quando um bebê é deixado chorando sozinho por um longo período de tempo, seus níveis de cortisol aumentam, e isso pode ter efeitos prejudiciais a longo prazo.

Existem métodos gentis para ensinarmos bebês e crianças a dormirem melhor, sem deixá-los chorando sozinhos. Qualquer mudança gera desconforto, por isso não podemos prometer que o bebê não vai chorar. Mas podemos garantir que será confortado e acolhido, para sentir-se seguro durante o processo. Respeitamos o seu filho, e sabemos da importância que o colo tem para o desenvolvimento emocional infantil.

Clique aqui para saber mais sobre a Consultoria do Sono e sobre o Sono do Bebê

As sutilezas do Sono do Bebê

Sobre as sutilezas do sono do bebê:

“A palavra ‘dormir’ acorda até mesmo o bebê mais dorminhoco.” – Magda Gerber

As crianças são surpreendentemente atentas, claras e conscientes. Elas reconhecem palavras repetidas, leem o que deixamos subentendido, sentem nossos sentimentos e atitudes. Magda recomenda a substituição da palavra ‘dormir’ por ‘descansar’, até porque “descanso” é um pouco mais suave, menos exigente. Além disso, para muitos de nós, “sono” pode ter uma conotação negativa, e podemos acabar transmitindo isso aos nossos filhos. Os bebês podem se tornar instáveis e resistirem ao sono dependendo da nossa atitude em relação à hora de dormir.

Dificuldades com o sono do seu filho? Saiba mais sobre a Consultoria do Sono Infantil

A coisa mais importante a saber sobre o sono é também a coisa mais importante a saber sobre parentalidade em geral: Os bebês são conscientes e competentes. Eles estão sempre ouvindo, observando, absorvendo, preparados para aprender sobre nós e sobre vida, através de cada interação.

Coisas importantes para saber sobre bebês e sono:

1. Os bebês ficam facilmente super-estimulados e super-cansados

É fácil subestimar a hipersensibilidade de crianças muito pequenas, mas lembre-se: eles não desenvolveram os filtros que temos. Embora esta hiper-consciência é o que torna os bebês aprendizes fenomenais, ela também permite que eles se sintam superestimulados em ambientes que para nós, adultos, estão tranquilos. E superestimulação e cansaço extremo pode significar mau humor, choro, dificuldades para adormecer e para permanecer dormindo.

Os bebês estão, a todo tempo, absorvendo o espaço, a energia de todas as pessoas, além de estarem desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e sociais. Para eles, o mundo é exaustivo! Para ajudarmos os bebês a dormirem na hora certa precisamos estar atentos para a ameaça da superestimulação e da exaustão. Alguns dos primeiros sinais de cansaço incluem uma lentidão, a falta de coordenação e uma aparência um pouco atordoada.

2. Bebês apreciam rotina e desenvolvem hábitos rapidamente

Nossas escolhas como pais definem o que é “vida” para os nossos filhos: nós ensinamos o que eles devem esperar, e eles geralmente desejam continuar fazendo o que já sabem.

3. Se as mudanças nas rotinas precisam ser feitas, comunicação e respeito são fundamentais

Por mais que os bebês prefiram o previsível e familiar, eles também são capazes de se adaptar às mudanças que julgarem necessárias, desde que nossas expectativas sejam adequadas ao momento do desenvolvimento.

4. Sono requer desapego

Estabelecer ritmos de sono saudável para os bebês significa criar condições e adotar práticas que tornam mais fácil para eles desligarem-se de seu mundo fascinante na hora de dormir. Nossa presença calma ajuda-os a reduzir a estimulação, o stress, a excitação e outras emoções que podem ter armazenado durante o dia. Rotinas de ninar previsíveis que repetimos a cada dia ajudam o bebê a aprender a desligar-se e antecipar o sono, talvez até mesmo desejá-lo – como as histórias suaves e canções de ninar.

Magda Gerber diz: “Um bom habito na hora de dormir pode começar com uma recapitulação do dia. Você pode dizer, por exemplo, ‘Hoje nós fomos para uma caminhada e choveu. Nós chegamos em casa e comemos o almoço, etc’. O que nós pensamos que não é importante, é sim importante para a criança – o que ela comeu, onde ela esteve, o que ela viu. Relembrar o dia é uma maneira de dar-lhe segurança. Ela, então, carrega os bons sentimentos do dia para a cama, com ela. Você também pode mencionar o que vai acontecer amanhã. Isto liga o passado, o presente e o futuro, e permite conectar o fluxo da vida…” (Your Self-Confident Baby – Magda Gerber)

*

Artigo original: The Subtleties of Baby Sleep (4 Important Things To Know) – Janet Lansbury