Carregando...

Ensinar o bebê a dormir _ Meu bebê não dorme!

Quer ensinar o bebê a dormir? O Divã te ajuda!

Todos nós precisamos de uma boa noite de sono para funcionar corretamente durante o dia. Os bebês e as crianças precisam ainda mais para recarregar as baterias, porque eles estão crescendo rapidamente, e porque a infância é uma fase especialmente cansativa. É importante lembrar que bebês diferentes têm necessidades diferentes de sono, e nem todas as famílias têm os mesmos horários. Mas uma regra de ouro para ensinar o bebê a dormir é: o bebê deve ser colocado para dormir quando começar a ficar sonolento. É um erro comum pensar que, quanto mais exausto o bebê estiver, melhor dormirá. Pelo contrário: se o bebê estiver muito cansado, terá mais dificuldade para pegar no sono e ficará mais estressado. Isso significa que manter seu bebê acordado na esperança de que ele durma mais e melhor à noite não vai funcionar!

Dificuldades com o sono do seu filho? Saiba mais sobre a Consultoria do Sono Infantil

Dica importante:

O mais importante, então, é reconhecer os sinais que significam que seu filho está cansado. Se você esperar muito mais tempo para colocá-lo para dormir, ele vai estar tão exausto que não conseguirá pegar no sono. Alguns sinais que podem significar que está na hora de colocar seu bebê pra dormir: se ele esfrega os olhos, geme e chora diante da menor provocação, olha fixamente para o espaço, boceja e se espreguiça, perde o interesse nas pessoas e em seus brinquedos.

O sono do bebê
O sono do bebê

Diferenciar dia e noite:

Os recém-nascidos ainda não sabem a diferença entre o dia e a noite – e seus pequenos estômagos não possuem espaço para armazenar leite suficiente para mantê-los satisfeitos por muito tempo. Eles precisam de comida a cada poucas horas, não importa a hora do dia (e da noite!). Você pode começar a ensinar seu bebê a diferença entre o dia e a noite. Durante o dia, quando ele estiver alerta: Mude suas roupas quando ele acorda para sinalizar o início de um novo dia, converse e cante enquanto você o amamenta, mantenha a casa iluminada com luz natural, deixe-o ouvir ruídos do cotidiano. À noite: Fique mais quieta quando alimentá-lo, mantenha as luzes e ruídos baixos, converse menos com ele. Tudo isso deve ajudar o seu bebê a começar a compreender que a noite é para dormir!

Está sofrendo com a privação de sono? Leia aqui sobre Consultoria do Sono Materno-Infantil.