Carregando...

Desenvolvimento da linguagem – Filho, vamos conversar?!

Converse com o seu bebê, tanto quanto possível, sobre sua rotina diária. Quanto mais você falar com o ele, mais palavras novas ele vai aprender!

linguagem

Converse com seu filho enquanto você troca a fralda, dá banho ou comida, e é importante dar-lhe tempo para responder, com um sorriso ou contato olho-no-olho! Use atividades diárias para ajudar a sua criança a fazer conexões entre as ações e os objetos, e as palavras que os representam. Experimente apontar e nomear as coisas que vocês vêem quando estiverem passeando.

Simplifique o seu discurso quando você fala com o seu bebê. Use frases curtas e dê ênfase palavras-chave. Isso vai ajudar seu filho a se concentrar nas informações importantes. Tente conversar com seu filho, de vez em quando, usando frases um pouco maiores do que as frases que ele está usando. Então, se o ele usa frases de duas palavras, use frases de três a quatro palavras ao respondê-lo. Por exemplo, se a criança diz “um peixe”, você poderia dizer: “Sim, um peixe grande!”

Você pode aumentar o vocabulário do seu filho, dando-lhe opções, como “Você quer uma laranja ou uma maçã?”. Você pode, inclusive, mostrar a ele uma maçã e uma laranja. Isso ajuda a criança a guardar a imagem da palavra em sua mente.

Sentar-se em frente ao seu filho, e falar com ele, vai ajudá-lo a aprender a falar. Você pode sentar-se na frente dele enquanto lê um livro, por exemplo, em vez de colocá-lo em seu colo, para que ele possa ver você falar. Leia livros com a criança regularmente. Mesmo que você não siga a história como está escrita, o seu bebê vai aprender ouvindo você falar sobre as imagens.

One thought on “Desenvolvimento da linguagem – Filho, vamos conversar?!

Comments are closed.