Carregando...

Dicas para uma boa noite de sono

Ao redor do mundo pais exaustos estão à procura de maneiras de ajudar seus filhos a dormirem melhor e por mais tempo, para terem uma boa noite de sono. Muitos não querem recorrer ao treinamento de sono, que é frequentemente associado com deixar os bebês chorando sozinhos em seus berços. Felizmente, existem outras opções mais suaves que podem ajudar os bebês e os pais terem o sono que precisam.

Dificuldades com o sono do seu filho? Saiba mais sobre a Consultoria do Sono Infantil

O sono do bebê

Proteja-se de expectativas irrealistas

Ter um bebê que “dorme a noite toda” é visto como uma medalha de honra na maternidade. Isso gera expectativas irreais que eles devem dormir muito mais do que são realmente capazes!
Aceite que seu sono não será tão perfeito e fácil como era antes do pequeno nascer. Ajuste as expectativas para ter um sono “bom o suficiente” por um tempo. Para ter uma boa noite de sono é preciso saber o que esperar!

Espere!

Pais responsivos e amorosos correm para pegar o bebê logo que ele começa a se mexer ou a fazer qualquer barulho… Espere! É natural que, durante o ciclo de sono, haja momentos de breves despertares. É importante aguardar! Pegue o bebê apenas se for claro que ele está acordado e precisa de você.

Deixe um bebê cansado dormir – por um tempo

Em nossos esforços para desenvolver bons padrões de sono do bebê, podemos, por vezes, tentar pular uma soneca para prolongar o tempo acordado… e isso é mais prejudicial do que útil. Ao tentar manter um bebê cansado acordado até a hora da próxima soneca programada, você pode causar-lhe privação do sono, que leva a mais problemas na obtenção de um bom sono! Se o seu bebê estiver cansado – exigente, bocejando, olhos sonolentos – deixe-o dormir! Tentar mantê-lo acordado pode atrapalhar o seu ciclo de sono, não ajudá-lo.
Por outro lado, deixar a soneca do bebê durar muito tempo também pode perturbar o sono noturno. Depois de 2-3 horas, acorde o bebê delicadamente, especialmente se for no final do dia, para garantir que o sono durante a noite não seja prejudicado.

Rotina

Uma boa rotina de sono informa ao bebê que a hora de dormir está chegando. A rotina deve ser calma, sem nenhum jogo ativo, cócegas, tablete ou TV. Muitos pais colocam os bebês para dormir tarde na esperança de que eles durmam mais e até tarde, mas isso não é verdade.

*
Baseado no artigo: Gentle Sleep Tips

Deixe uma resposta