Carregando...

Dificuldades na linguagem [Papo de criança]

linguagem

As crianças aprendem a falar em diferentes idades, mas a maioria segue um cronograma geral. Entretanto, muitos pais se preocupam com o atraso da fala. Se você suspeita que seu filho tem um problema, consulte o seu pediatra. Se houver uma questão real, esta deve ser abordada imediatamente, para que o tratamento apropriado seja iniciado. Com raras exceções, crianças de 2 anos não tem uma pronúncia muito clara. Palavras incompreensíveis e dificuldade em pronunciar certos sons, como o R, são comuns entre crianças, e até mesmo entre os mais velhos. A maior parte das dificuldades irão desaparecer por conta própria, sem necessidade de qualquer intervenção.

As possíveis causas para os atrasos na linguagem são muitas! A mais comum é a perda auditiva temporária devido a infecções de ouvido repetidas. Outras possíveis causas incluem uma série de problemas de saúde, até mesmo danos cerebrais em casos muito extremos.

A gagueira é um outro problema que pode surgir entre as idades de 2 e 4 anos. A repetição de sons, sílabas, palavras ou frases afeta cerca de 1 em cada 20 crianças pré-escolares, e é três vezes mais comum em meninos do que em meninas. Normalmente, o problema é temporário, e é o resultado da mente ser mais rápida do que a possibilidade da criança pode formar palavras… mas não se preocupe! Vai embora por conta própria em poucos meses.

Não corrija a gagueira ou a dificuldade em formar palavras de uma criança, alguns especialistas acreditam que fazê-lo repetidamente só vai fazer a criança tensa e pode agravar o problema – até mesmo ao ponto de transformar a gagueira temporária em uma gagueira para a vida. A insegurança gera gagueira! Algumas crianças com atraso de fala podem progredir se os pais passarem mais tempo conversando com elas, muitas vezes durante o dia. Outros precisam da ajuda de um fonoaudiólogo.

Mas atenção!! Se a gagueira do seu filho for grave, ou se for acompanhada por caretas ou tiques faciais, ligue para o pediatra para um encaminhamento para um especialista de fala e linguagem.

One thought on “Dificuldades na linguagem [Papo de criança]

Comments are closed.