Maternidade no Divã | Psicologia, Maternidade e Desenvolvimento infantil <data:blog.pageTitle/>

Vamos conversar? – Como incentivar uma criança a falar!

mar 13

As crianças gostam de falar – mesmo aquelas que não sabem muitas palavras. Então, como você pode envolver a criança em uma conversa?

linguagem-conversa

- Converse sobre o dia. Para uma criança cada dia é uma aventura! Comprar um biscoito, lavar o carro, ou ir ao supermercado podem ser temas para uma grande discussão. Todas as noites antes de dormir converse sobre os eventos do dia! Se o seu filho ainda fala frases pequenas, você pode obter os detalhes fazendo perguntas específicas. Tente fazer perguntas que exijam mais do que “sim” ou “não” como resposta. Rever os acontecimentos do dia pode ser especialmente útil para os pais de crianças que passam o dia na creche, pois os mantém envolvidos nas atividades do filho!

- Pausar durante a História. Após ler pela centésima vez um livro, você não deve ficar muito surpreso ao saber que seu filho memorizou a história. Aqui está uma maneira de deixá-lo brilhar: comece a ler a história e, em seguida, faça uma pausa de vez em quando para que ele possa preencher as lacunas.

- Jogos de palavras. Falar é mais atraente se envolvido em uma brincadeira. Crianças mais novas gostam de um jogo chamado “O que é isto?”. Quando vocês estiverem em um novo ambiente, aponte para algo e pergunte: “O que é isso?” Desafie o seu filho a falar o nome correto. Para evitar que ele fique frustrado, comece com alguns objetos que você tem certeza que ele sabe. Então, de vez em quando, arrisque uma nova palavra! Se ele não souber, sussurre a resposta e deixe que ele repita!
Crianças mais velhas costumam apreciar um jogo um pouco mais complexo chamado “O que acontece em seguida?” Comece a contar uma história para ele e peça-lhe para dizer como ela termina.

- Conversar ao telefone. A maioria das crianças desenvolvem uma fascinação pelo telefone muito antes de poderem falar. Use esse fascínio para incentivar um bate-papo. Quando os amigos e a família ligarem coloque seu filho na linha por um tempo.

- Incluí-lo em discussões. Seu filho entende mais do que você suspeita. Se você e seu parceiro estão tentando decidir sobre a cor para pintar a parede da sala, por exemplo, faça perguntas à criança. (“Qual é a cor da parede? Que cor devemos pintar a parede?”).

- Gravá-lo em vídeo. A maioria das crianças gostam de se mostrar para as câmeras. Ligue sua filmadora, grite “ação”, e veja como seu filho reage! Se o seu filho tem uma música favorita, peça-lhe para cantá-la. Faça uma série de perguntas, estilo entrevista de televisão! Para mantê-lo interessado você deve reproduzir o vídeo imediatamente. Uma vez que ele vê e ouve a si mesmo, ele vai estar mais animado para repetir a performance!

(Fonte: BabyCenter)

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>