Carregando...

Prematuridade – Desenvolvimento & Intervenções

Um bebê prematuro é aquele que nasce antes de 37 semanas de gestação. Existem diferentes níveis de prematuridade e, geralmente, o risco aumenta quanto mais cedo for o nascimento, podendo afetar o desenvolvimento da criança. A intervenção precoce é importante, por isso as avaliações da equipe de saúde são fundamentais para garantir que o bebê receba os cuidados certos!

prematuridade

Muitos bebês que nasceram prematuros precisam ir a mais consultas médicas do que aqueles nascidos a termo – isso ocorre porque a detecção precoce e o diagnóstico de eventuais problemas são a chave para a prevenção.

A equipe de saúde avalia o desenvolvimento infantil e mede os progressos de todas as crianças baseando-se em marcos – geralmente metas criteriosamente elaboradas, baseadas na idade média em que as crianças tendem a desenvolver certas habilidades. Os marcos foram projetados para ajudar os profissionais a localizarem os problemas mais rápido. No caso de bebês prematuros suas metas serão avaliadas a partir da idade corrigida, não a partir da data de nascimento. Com a idade cronológica de dois ou três anos, o desenvolvimento dos bebês que nasceram prematuramente, muitas vezes, já será o mesmo que de seus pares!

Ver seu filho se desenvolvendo pode ser um dos aspectos mais fascinantes da maternidade. Conforme seu cérebro e o corpo amadurecem, eles aprendem a sorrir, a engatinhar, andar, falar – e desenvolvem muitas outras habilidades ao longo do tempo.