Carregando...

Ensinando seu filho a cooperar (Recompensa x Suborno x Elogios)

Qual é a diferença entre suborno e recompensa? Suborno é algo oferecido antes da tarefa, a fim de que o seu filho faça o que você quer que ele faça: “Eu vou te dar um sorvete agora se você prometer que vai ficar quietinho na sala do médico”. A recompensa é algo que acontece após o evento: “Obrigada por ajudar a arrumar os brinquedos. Agora podemos ir ao parque.” Vamos pensar… Você quer uma criança que só faça as coisas se ganhar algo com isso? Ou você gostaria de ensinar seu filho que, quando ele coopera, ele vai se sentir satisfeito por ter concluído um trabalho bem feito? É claro que algumas dessas metas estão além da capacidade de compreensão de uma criança, mas vale a pena definir um padrão e desenvolver de uma cultura familiar em torno de valores positivos!

carinho

Oferecer subornos, especialmente bens materiais, cada vez que queremos que os pequenos colaborem, pode trazer um resultado não muito agradável. Vamos lá… um sorvete entregue antes da ida ao médico não vai motivar qualquer criança para manter sua promessa de cooperação – ela já tem o prêmio, então por que cooperar? Além disso, a criança vive no presente: ela não tem as habilidades cognitivas ou controle de impulso necessários para pensar no futuro, por isso pode ser difícil convencê-la de alguma promessa, seja qual for o incentivo! Não podemos esquecer de que as crianças são espertas… elas podem, eventualmente, recusar-se a fazer uma única coisa a não ser que haja algum ganho para elas.

Pelo menos na maioria das vezes é melhor permitir que o seu filho tenha a satisfação de alcançar um objetivo, simplesmente reconhecendo seus esforços. Ocasionalmente, você pode oferecer uma pequena recompensa que é uma conseqüência natural da cooperação dele. Há um princípio que os psicólogos chamam de “reforço intermitente”, que significa que dar ao seu filho recompensas ocasionais, como uma surpresa, funciona melhor a partir de uma perspectiva comportamental, do que ele esperar uma recompensa cada vez que ele fizer algo maravilhoso. Estar consciente sobre recompensas (por esforço, ao invés de realização) significa que o seu filho vai ser mais propenso a se esforçar, porque ele estará intrinsecamente motivado.

2 thoughts on “Ensinando seu filho a cooperar (Recompensa x Suborno x Elogios)

Comments are closed.