Carregando...

As sonecas melhoram a aprendizagem em crianças pré-escolares

Os pesquisadores do sono da University of Massachusetts Amherst (EUA) expuseram publicamente os primeiros resultados da pesquisa que mostra que cochilos em sala de aula melhoram a aprendizagem em crianças pré-escolares, aumentando a memória. As crianças que cochilam obtiveram um desempenho significativamente melhor em uma tarefa específica no período da tarde, depois de um cochilo e no dia seguinte, do que aqueles que não cochilavam.

Sonecas melhoram aprendizagem
Sonecas melhoram aprendizagem em crianças

A psicóloga Rebecca Spencer, com os estudantes Kasey Duclos e Laura Kurdziel, dizem que os resultados sugerem que as sonecas são fundamentais para a consolidação da memória e aprendizagem, com base no estudo de 40 crianças em idade pré-escolar. Os pesquisadores são contra a eliminação da hora do cochilo na pré-escola, que por vezes é um alvo de críticas por reduzir o tempo para aprendizagem, uma vez que a pesquisa oferece evidências científicas de que os cochilos apóiam os objetivos acadêmicos da educação infantil.

Para este estudo, Spencer e seus colegas recrutaram 40 crianças de seis pré-escolas no oeste de Massachusetts. Os pesquisadores ensinaram às crianças uma tarefa semelhante ao “jogo da memória” no período da manhã. Neste jogo, as crianças viam uma grade de fotos e tinham que se lembrar onde as imagens estavam localizadas. Cada criança participou em duas condições. Em um momento, as crianças foram incentivadas a cochilar – as sonecas duravam uma média de 77 minutos. Na segunda condição, as crianças foram mantidas acordadas pelo mesmo período. A memória foi testada após a soneca e também quando se mantiveram acordados, e novamente no dia seguinte para ver se o sono noturno afetava no desempenho.

As crianças esqueceram significativamente mais itens no teste de memória quando não tinha tirado uma soneca (precisão de 65%), quando comparado ao que eles o fizeram (precisão de 75%). Assim, depois de um cochilo, as crianças lembraram mais 10% dos teste. Além disso, eles descobriram que a criança não pode recuperar o benefício da soneca com o sono da noite.

“Até agora, não havia nada para apoiar os professores que sentem que os cochilos podem realmente ajudar as crianças. Não havia nenhuma ciência concreta por trás disso”, disse Spencer.

Problemas com o sono do seu filho? Clique aqui

(Leia aqui o texto original em inglês)