Carregando...

Sono do recém-nascido _ Meu bebê não dorme!

O sono do recém-nascido é um desafio na maternidade.

Não há como fugir do fato de que, muitas vezes, nas primeiras semanas a maternidade é desgastante. Muitos bebês não dormem a noite toda nessa fase. Você terá que ir com o fluxo. Descanse quando o bebê dormir – vá para sua cama, ou relaxe no sofá. Você não deve se cansar tentando fazer todas as atividades que você fazia, em casa, antes do bebê nascer.

O sono do bebê
O sono do bebê

O Sono do Recém-Nascido

Recém-nascidos tendem a dormir muito, mas sem qualquer padrão definido – 16 horas em cada 24 é a média, embora isso varie muito. Eles acordam regularmente, de dia e de noite, porque ainda têm que desenvolver o seu ritmo circadiano, e porque eles precisam de refeições frequentes para manter a fome sob controle. Até aproximadamente 6 semanas de vida, não espere que seu bebê tenha o sono regulado, o relógio biológico dele está sendo ajustado – ele ainda não sabe diferenciar dia e noite.

Dificuldades com o sono do seu filho? Saiba mais sobre a Consultoria do Sono Infantil

Se seu pequeno aprender a descansar e dormir sozinho, você ganhará tempo para descansar e guardar energia. Ensinar seu filho a dormir ajuda a manter todos sorrindo (a maior parte do tempo!). Você pode ensiná-lo a adormecer sozinho colocando seu pequeno para dormir quando estiver sonolento, mas ainda acordado. Fique com ele, se quiser, mas esteja preparada para fazer a mesma coisa a cada vez que ele acordar durante a noite.

É possível melhorar o sono dos recém-nascidos?

Acredite se quiser mas, mesmo nos primeiros dias, há algumas coisas que você pode fazer que irá ajudar seu bebê a pavimentar o caminho para bons hábitos de sono.

– Você pode tentar estabelecer uma rotina de sonecas durante o dia e uma rotina regular a noite.
– Você pode ensinar seu bebê a diferença entre dia e noite. É muito importante que seu bebê fique exposto a luz natural durante o dia, e que o quarto fique sempre escuro durante a noite.
– Você pode ensinar seu bebê a dormir por conta própria, sem a necessidade de niná-lo ou alimentá-lo para dormir.

Está sofrendo com a privação de sono? Leia aqui sobre Consultoria do Sono Materno-Infantil.