Carregando...

Retomando a vida sexual depois do nascimento do bebê

sexo-depois-gravidez

Se você deu à luz por parto normal ou cesárea, seu corpo vai precisar de tempo para se recuperar. Muitos profissionais de saúde recomendam esperar de 4 a 6 semanas antes de ter relações sexuais. É comum ter uma baixa da libido nas semanas ou mesmo meses depois de ter um bebê. Algumas mulheres se sentem prontas para retomar a atividade sexual dentro de algumas semanas depois do parto, enquanto outras precisam de meses. Fatores como cansaço, estresse e medo da dor, podem tornar-se um bloqueio em seu desejo sexual.

Recém-mamãe, nas primeiras 6 semanas após o parto, é provável que você se sinta esgotada. Seu corpo precisa de tempo para cicatrizar, além de estar lidando com as exigências de cuidar de um recém-nascido, 24 horas por dia. Muitas recém-mães podem ficar preocupadas se o sexo será doloroso. Além disso, é provável que você tenha menos lubrificação vaginal, natural nas primeiras 4-6 semanas após o nascimento, devido à redução do nível de estrogênio durante este tempo.

Você provavelmente está se sentindo exausta devido à falta de sono, além de estar sobrecarregada pelas exigências da maternidade. Se estiver amamentando, o hormônio prolactina pode reduzir seu desejo sexual também.

Há muitas outras razões que você pode não sentir vontade de ter sexo depois de ter bebê. A maternidade pode ser estressante ou emocionalmente cansativa. Você pode se sentir menos atraente ou menos confiante, devido às mudanças em seu corpo. Se você não está pronta para retomar a sua vida sexual, se dê um tempo. Você precisa de tempo para se adaptar fisicamente e emocionalmente para as demandas de cuidar de um bebê, e não há necessidade de pressa para ter sexo até se sentir confortável. Com o tempo, o sexo vai ser tão satisfatório como era antes do filhote chegar. Seja sincera com seu parceiro, o diálogo é essencial para que vocês superem as barreiras que possam estar em seu caminho para a retomada da vida sexual.

Se a comunicação com o seu parceiro não ajudar, esteja alerta para sinais e sintomas de depressão pós-parto – como irritabilidade intensa e raiva, fadiga intensa, falta de energia, e dificuldade de vínculo com o bebê. Se você achar que pode estar sofrendo de depressão pós-parto, procure ajuda psicológica.


Atenção!!! A menos que você esteja esperando engravidar de imediato, o sexo após a gravidez requer um método contraceptivo – mesmo se você estiver amamentando!