Carregando...

Como apoiar uma mãe que amamenta

Está acabando a Semana Mundial da Amamentação 2014, mas você pode apoiar o aleitamento materno durante o ano todo! Se você é o parceiro, amigo ou parente de uma mãe que amamenta, você pode fazer uma enorme diferença em sua jornada de amamentação simplesmente por incentivá-la.

Você pode ajudá-la de formas simples:

– Ofereça água e comida de qualidade: amamentar dá muita sede, por isso certifique-se de que a mulher tenha água sempre por perto. As mães exaustas muitas vezes buscam por alimentos fáceis, como biscoitos ou salgadinhos. Enquanto você estiver por perto, ofereça para a mulher opções saudáveis.

– Ofereça ajuda: os recém-nascidos muitas vezes adormecem no colo, mamando, deixando mãe presa no sofá. Certifique-se de que ela tem um kit de sobrevivência por perto para mantê-la ocupada! Controles remotos da televisão, livros, celular e lanches são itens essenciais, por isso certifique-se de que ela tem tudo isso a seu alcance antes de deixá-la sozinha.

– Incentive e elogie: encorajamento é de vital importância para os novos pais, e isso é especialmente verdade para as mães lactantes. Diga pra ela que você pensa que ela está fazendo um grande trabalho! Além disso, algumas mulheres se surpreendem ao descobrir que a amamentação não é tão natural. Para algumas mulheres, o processo pode parecer uma batalha: mamilos doloridos, mastite. Isso tudo pode ser cansativo, e pode deixar as mamães inseguras. Você pode ajudar simplesmente assegurando-lhe de que isso é normal.

– Ajude a mãe a confiar em seu corpo: as mães, por vezes, se preocupam que não estão produzindo leite suficiente, ou que seu leite não é bom o suficiente pro bebê. A mãe que amamenta precisa confiar em seu corpo, que já gerou um bebê do zero!

O aleitamento materno é como uma caminhada pela floresta: natural, mas nem sempre simples. Na verdade, pode ser um desafio de tirar o fôlego, e cheio de surpresas!

O leite materno é cheio de anticorpos para proteger seu bebê contra infecções, reduzindo a probabilidade de desenvolver alergias e outras doenças; é estéril e está sempre na temperatura certa; é fácil para o seu bebê digerir! Amamentar é encher seu bebê de amor!