Carregando...

Haptonomia – O toque como forma de comunicação

haptonomie-et-grossesse

A haptonomia é um método de comunicação através do toque, e de preparação pro parto, apreciado por muitos futuros pais no mundo todo. Apresenta a vantagem de permitir a comunicação com o bebê desde cedo, ainda no ventre materno, além de envolver mais o homem na gravidez. Este método permite criar, durante a gravidez, uma troca entre o feto e os pais através do toque.

A haptonomia é uma técnica de carícias e contatos endereçados ao feto. O feto recebe carícias através da parede do ventre de sua mãe – ele é sensível e responde positivamente! A criança responde ao toque de uma maneira muito pessoal, e por isso é possível, até mesmo antes do nascimento, fortalecer um relacionamento com a criança e aprofundar o vínculo emocional. O método parte do pressuposto de que a relação entre a criança e os pais pode ser criada e aprofundada bem antes do nascimento.

O destaque dessa ciência é que o pai está incluído totalmente. Pela primeira vez, o pai teria uma vantagem sobre a mãe – o feto é particularmente mais atento à voz de seu pai, por ter um tom mais grave! Pelos toques do pai e da mãe na barriga, o feto recebe símbolos de amor e entra em contato com os pais. Profundos laços são formados durante as sessões.