Má alimentação antes da gravidez está relacionada com parto prematuro
set 23

Muitas mulheres começam a se preocupar com a alimentação apenas depois de engravidar, acreditando que apenas nesse momento é necessário ter mais cautela com o tipo de alimento que ingerem. Entretanto, um estudo da Universidade de Adelaide (Austrália) provou que mulheres que tem uma má alimentação antes de engravidar tem 50% a mais de chance de ter um parto prematuro em comparação àquelas que tem uma dieta saudável. Esse foi o primeiro estudo que pesquisou sobre a dieta da mulher antes da concepção, e que avaliou seu impacto no parto. Os resultados, publicados no The Journal of Nutrition, mostram que mulheres que tem uma dieta rica em proteínas e frutas antes de engravidar tem menos chance de ter partos prematuros, enquanto aquelas que se alimentam de comidas gordurosas e com grande teor de açúcar tem 50% a mais de chance de ter um bebê prematuro.
“O nascimento prematuro é a principal causa de doença e morte infantil e ocorre em cerca de um em cada 10 partos globalmente. Tudo o que pudermos fazer para melhor compreender as condições que levam ao nascimento prematuro será importante para ajudar a melhorar a sobrevivência” diz a principal autora do artigo, a Dra. Jessica Grieger. “Em nosso estudo, as mulheres que comiam alimentos ricos em proteínas, incluindo carnes magras, peixes e frango, bem como frutas, grãos integrais e legumes, apresentaram significativamente menor risco de parto prematuro.”
Com base nessa pesquisa podemos concluir que é importante consumir uma dieta saudável antes, bem como durante a gravidez para garantir melhores condições pra mãe e pro bebê. A parte boa é que a alimentação é um fator de risco que pode ser modificado. Nunca é tarde para mudar! Uma simples mudança de hábito pode ajudar a reduzir o número de mortes neonatais e melhorar a saúde geral das crianças!


