Carregando...

Quando o parto não sai como planejado

Muitas mulheres tem o sonho do “parto perfeito” – pensam e planejam nos mínimos detalhes e sabem exatamente como gostariam que fosse a chegada ao mundo do filhote. Por mais que saibam que devem se preparar pro inesperado, o que acontece quando as coisas saem muito diferentes do que elas imaginavam? O luto após o nascimento pode ser profundo para algumas mulheres – como podemos ajudá-las a superarem a dor depois de um parto “não planejado”?

nascimento-parto

Você sabia que existe o Transtorno de Estresse Pós-Traumático Pós-Parto? Profissionais da área garantem que esta reação de luto quando o nascimento não atende às expectativas das mulheres é legítima, mesmo se a mulher teve um parto natural, mas se sentiu sem apoio e suporte. Sair do parto, não só com um bebê vivo e saudável, mas sentir-se forte e pronta para os desafios da maternidade não é um luxo, é uma necessidade para que as mulheres possam se sentir mães. E quando a experiência de uma mulher não é reconhecida, pode desencadear depressão pós-parto e pode até impedir a mãe de estar presente para seu filho.

Não se martirize se você não teve o parto dos seus sonhos. A maioria das mulheres fazem tudo que podem… não é porque não foi como o planejado que não foi um momento mágico! Você tornou-se mãe! E, o mais importante, contente-se com o bebê saudável. Que é realmente o objetivo final, certo?!

Se o parto não sair como planejado e não atender suas expectativas, encontre reconhecimento para o seu sofrimento. Existem profissionais que se especializam no nascimento e nas questões da maternidade, mas é importante que você encontre a pessoa ou lugar certo para fazer isso, para evitar decepção ou o apoio de errado. Seja gentil com você mesma!!