Carregando...

A paternidade muda o cérebro dos homens – Especial dia dos Pais

Adaptei um artigo que li recentemente para mostrar pros papais o quanto a paternidade também é fascinante! Feliz dia dos Pais!

*

A paternidade pode mudar a vida de um homem. Mas você sabia que ela também muda seu cérebro? Especialistas acreditam que isso acontece para equipar pais com o mesmo “sentido do bebê” que é muitas vezes atribuído às mães. O amor de pai é uma das principais influências na personalidade humana. Mas como é que a paternidade muda o cérebro de um homem? Até agora as evidências sugerem que os cérebros das mães e pais usam um circuito neural semelhante ao cuidar de seus filhos.

O cérebro dos papais muda das seguintes formas:
1. O cérebro do pai fica parecido com o da mãe
Cuidar de uma criança remodela o cérebro dos pais, fazendo-os mostrar os mesmos padrões de engajamento cognitivo e emocional que são vistos nas mães.

2. Pais experimentam alterações hormonais
Gravidez, parto e amamentação, todas essas coisas provocam alterações hormonais em mães. No entanto, os pesquisadores descobriram que os homens também sofrem mudanças hormonais quando se tornam pais.

3. Um sopro de oxitocina aumenta o vínculo pai-bebê
Embora pais que participam na educação dos filhos mostrem um aumento nos níveis de oxitocina, também ocorre o inverso; o aumento nos níveis do hormônio parece aumentar o contato com as crianças. Em um estudo recente, os pesquisadores descobriram que uma dose do “hormônio do aconchego” deixa os pais mais “engajados” enquanto brincam com seus filhos, e as crianças também ficam mais receptíveis.

4. Novos neurônios no cérebro do pai
A paternidade também afeta pais no nível neuronal. O nascimento de uma criança parece induzir o desenvolvimento de novos neurônios no cérebro dos pais, pelo menos foi o que estudos com animais concluíram.

5. Papais se tornam sensíveis às vozes de seus filhos
Embora seja geralmente pensado que um “instinto materno” torna as mães incrivelmente boas em identificar os berros únicos de seus bebês, um estudo recente sugere que, de fato, os pais são tão bons nisso quanto as mães.

*

Por isso, papai, aproxime-se do seu filho! Feliz dia dos Pais!

One thought on “A paternidade muda o cérebro dos homens – Especial dia dos Pais

Comments are closed.