Carregando...

Viajando de carro com os pequenos

Férias escolares, Natal e Réveillon estão chegando, e muitas famílias optam por passear nesse período do ano. O Maternidade no Divã traz algumas dicas para quem vai viajar de carro com bebês!

Primeiramente, o mais importante é a segurança, não só do bebê mas de todos que estão no carro. É essencial fazer uma revisão geral no veículo – calibrar os pneus, checar as condições do estepe, dar uma olhada no motor, verificar as palhetas dos limpadores de para-brisa, e outros pontos básicos. Para a segurança do pequeno não podemos esquecer a instalação adequada da cadeirinha de carro que, além de ser obrigatória por lei, é o item mais importante para proteger seu bebê. Para escolher a cadeirinha mais adequada, mais importante que a idade, é o peso e a altura do seu filho – verifique as instruções no manual do produto.

Carro revisado e cadeirinha instalada com segurança? Então vamos pro próximo passo: levar uma muda de roupas (ou mais, dependendo do tempo de viagem) para trocar o bebê se ocorrer uma mudança de temperatura, ou caso ele se suje. A mamãe do Lorenzo, Mariana Boaretto viajou com seu bebê por quase 600km quando ele tinha 8 meses, e contou um pouco de sua experiência pra gente: “Ele saiu um pouco agasalhado de casa porque estava frio, então me preocupei em levar outra calça, short e regata. O que foi essencial no fim da viagem, por causa do calor e porque ele virou uma mamadeira de água na calça que estava.”

Dentro do carro, ou seja, fora do porta-malas, é interessante levar pro bebê protetor solar e repelente de mosquitos (verifique com o pediatra sobre quais são os mais adequados para seu filho). É essencial levar água fresca (para os adultos e para a criança) e uma garrafa de água para emergências (limpar as mãos, por exemplo). Comidinhas são muito importantes! Biscoito de polvilho, biscoito de maizena, banana e maçã, e outros lachinhos rápidos e que não façam muita sujeira! Além disso, fraldinhas e panos limpos, creme antiassaduras, mordedores e sacos plásticos são ótimos itens para se ter por perto.

As paradas são obrigatórias. Quanto maior a distância, mais paradas devem ser feitas. Não se pode esperar que uma criança fique quietinha por horas seguidas, sem se irritar. Atenção, não amamente com o carro em movimento – faça paradas para trocas de fralda e amamentação. “Fiz paradas para amamentar. Logo na primeira [parada] ele amamentou. Depois de umas 2h30 ele acordou e paramos de novo para trocar a fralda e amamentar”, contou Mariana.

Mariana tomou a precaução de conversar com o pediatra antes da viagem – contou para onde viajariam para verificar se o bebê precisaria de algum cuidado especial ou teria que tomar alguma vacina específica para a região de destino. “Ele falou que não havia problema nenhum e para eu ir despreocupada.”

Lorenzo, filho da Mariana, viajando de carro aos 8 meses!
Lorenzo, filho da Mariana, viajando de carro aos 8 meses!

Para que o tempo passe mais rápido em determinado momento da viagem coloque músicas que seu bebê goste, e não deixe de levar alguns brinquedinhos pra ele se distrair no caminho! Chocalhos, mordedores, brinquedos de borracha, bichinhos de pelúcia, livrinhos de tecido ou borracha (verifique se os brinquedos são seguros para a idade do seu filho).

Pensando na praticidade na hora de viajar de carro com os pequenos, a Fisher Price desenvolveu o Organizador para Carros. Muitos dos itens citados nesse post como essenciais cabem nos diversos compartimentos desse produto que facilita a vida dos papais e mamães, independente da idade da criança!

fisher

Informações do fabricante: O Organizador para Carros da Fisher Price conta com um sistema exclusivo para que os papais encontrem facilmente tudo aquilo que o bebê necessita a qualquer momento dentro do carro. Para isso, foram desenvolvidas algumas etiquetas especiais para cada um dos compartimentos, como por exemplo, um bolso para a chupeta, bolso de brinquedos, bolso de mordedor e outro para a roupa. Saiba onde encontrar produtos Fisher Price.

 

 

Patrocinado