Carregando...

Brincando com as crianças – devo deixar meu filho ganhar?

 

mom-playing-with-kids

Não há nenhum mal em deixar seu filho ganhar ocasionalmente, mas ele não pode perceber o que você está fazendo. Se isso acontecer e ele vir que você está mudando as regras para ele, você está ensinando que seguir as regras não é tão importante quanto ganhar. Deixá-lo ganhar às vezes pode ajudar a elevar a auto-estima da criança, mas ela também precisa desenvolver a habilidade de perder! A única maneira de se tornar um bom perdedor é praticando.

Em vez de deixar seu filho vencer, sugira uma “desvantagem” antes do jogo começar. Por exemplo, em um jogo de tabuleiro, você poderia deixá-lo começar a três espaços à frente de você, porque você é mais velho e já jogou o jogo mais vezes. Além disso, você pode dar-lhe um movimento extra, pelo mesmo motivo. Se ambos concordam com as mudanças, então você não está deixando que ele ganhe – vocês estão mudando as regras juntos para tornar o jogo justo. Se ele não aceitar os benefícios mas mesmo assim reclamar quando perder, então talvez esse jogo não deva ser jogado por enquanto (até ele amadurecer um pouco mais). Procure jogos em que ele consiga ganhar sem a ajuda extra. A maioria dos jogos de sorte são justos e dão ao seu filho chance de ganhar.

Em vez de se preocupar em deixar a criança ganhar, pense estratégias para tornar o jogo mais agradável. Na verdade, há uma abundância de jogos e atividades lúdicas que oferecem oportunidades de interação e diversão que não são competitivos. Ensinar seu filho a ser cooperativo num jogo é mais importante do que ganhar ou perder!

Deixar o filho ganhar um jogo só para não vê-lo frustrado faz com que a criança acredite que a vida é só ganhar. O jogo faz com que a criança espere a sua vez, aceite regras e limites impostas, aprenda a negociar e aceite que a vida é feita de ganhos e perdas!

*
Fontes: Guia do bebê e BabyCenter Canadá

3 thoughts on “Brincando com as crianças – devo deixar meu filho ganhar?

Comments are closed.