Carregando...

Desmame noturno

Seu filho já tem idade para dormir a noite toda sem sentir fome, mas mesmo assim acorda várias vezes de madrugada para “mamar” (chupetar, na verdade, pois não mama quase nada)? Não se desespere. Hoje vamos falar sobre desmame noturno!

dormir

Com que idade meu bebê está pronto pro desmame noturno? Depende do bebê. Mas entre 4 e 6 meses, a maioria dos bebês obtem calorias suficientes durante o dia para sustentá-los por cinco ou seis horas ininterruptas de sono a noite. É claro que, mesmo se o bebê não precisar mais comer no meio da noite, ele ainda pode acordar querendo mamar. Bebês que estão acostumados a comer várias vezes durante a madrugada tendem a acordar por força do hábito, e pode levar tempo para mudar essa rotina.

É difícil manter a sua saúde e bem-estar se você está cronicamente privada de sono. Assim, a decisão de desmame noturno do seu bebê depende em parte de como isso está afetando você. Se você estiver se sentindo exausta, e se seu bebê estiver fisicamente pronto para essa mudança, talvez sej a hora certa para iniciar o desmame. Obs.: Se você não tem certeza se seu bebê está pronto, converse com o pediatra.

Algumas dicas para o desmame noturno
– “Encha o tanque” do seu bebê durante o dia – Crianças gostam de mamar, mas eles estão muitas vezes tão ocupados durante o dia que se esquecem de mamar, ou a mãe está tão ocupada que ela se esquece de amamentar. Mas à noite você está lá, a apenas meio metro de distância, e seu filho quer compensar mamadas perdidas. Encontrar mais tempo para amamentar durante o dia pode tornar o desmame da madrugada mais fácil.

– Mais toque durante o dia: É comum, quando os bebês ficam mais velhos, diminuir significativamente a quantidade de tempo se tocando, sem perceber. Acordar várias vezes de madrugada, pode ser um sinal de que o bebê está lembrando sua mãe de não apressá-lo no caminho à independência. No desenvolvimento de uma independência saudável, a criança vai e volta; liberta-se e se apega, pouco a pouco, até que ela esteja indo mais do que voltando. Use um sling, ou fique mais com o bebê no colo durante o dia.

– Desperte o bebê para uma mamada completa antes de você ir para a cama: Ao invés de ir dormir para ser despertada uma ou duas horas mais tarde, amamente seu bebê antes de você ir pra cama. Desta forma, você provavelmente vai conseguir um período mais longo de sono.

– Não tente desmamar seu bebê num momento de transição – por exemplo, se você está prestes a retornar ao trabalho ou vai tirar férias com a família. Se você recentemente se tornou menos disponível durante o dia, certifique-se de dar a seu bebê carinho extra quando estiverem juntos a noite, então ele vai se sentir mais conectado e será menos propenso a procurar conforto no meio da noite.

– Peça ao seu parceiro que conforte o bebê quando ele chorar durante a noite. Se você pegá-lo durante a noite, o seu cheiro, ou de seu leite materno, pode fazer seu bebê querer mamar.

Um bebê precisa de uma certa quantidade de nutrientes durante o dia e se ele comer à noite, comerá menos durante o dia, e se ele comer menos durante o dia, vai precisar de alimento durante a noite. Então, às vezes, um bebê realmente sente fome durante a noite, mas isso não significa que ele não consiga dormir a noite toda sem comer – isso simplesmente significa que ele precisa ajustar o quanto está comendo durante o dia. A idéia é ajudá-lo a comer mais durante o dia.