Carregando...

Falando sobre Prematuridade

 

dia-prematuridade

Prematuro é todo o bebê que nasce antes de 37 semanas de gestação. As causas da prematuridade são múltiplas: pode ser por causa de uma gestação de múltiplos, ou de problemas intra-uterinos como uma placenta prévia, ou problemas de saúde da mãe, como diabetes hipertensão ou infecções. A idade da mãe também pode ser um fator de risco para prematuridade (mãe muito jovem ou uma gravidez tardia). Não podemos esquecer que o uso de substâncias químicas durante a gestação aumenta o risco de parto prematuro.

Um bebê que nasce prematuramente é um bebê que tem um organismo imaturo. Alguns pontos importantes para considerarmos sobre o corpinho do bebê prematuro são acerca do sistema respiratório, sistema digestivo, sistema termorregulador e sistema imunológico. Isso quer dizer que geralmente, o prematuro apresenta dificuldades para respirar, assimilar nutrientes, regular a temperatura corporal, e fica muito exposto a infecções, que podem ter consequências graves.

Felizmente, graças ao avanço da tecnologia médica, a maioria dos bebês prematuros são capazes de se recuperar muito bem e de tornarem-se crianças e adultos saudáveis! Se você é mãe/pai de um bebê prematuro não deixe de acariciar, tocar e conversar com seu filho… mesmo se ele estiver na encubadora. É muito importante pra ele sentir seu contato, ouvir uma voz conhecida, sentir um toque prazeroso e cuidadoso, em meio a tantos ruídos, agulhas e vozes da UTI. Você pode ajudar na recuperação do seu bebê lhe dando muito carinho e afeto!

Características do prematuro:
* Geralmente tem baixo peso ao nascer
* Pele fina, brilhante e rosada
* Veias visíveis
* Pouca gordura sob a pele
* Pouco cabelo
* Orelhas finas e moles
* Cabeça desproporcionalmente maior do que o corpo
* Musculatura fraca e pouca atividade corporal
* Poucos reflexos de sucção e deglutição
* Podem apresentar desconforto respiratório

Leia mais em Prematuridade.com

One thought on “Falando sobre Prematuridade

Comments are closed.