Carregando...

O impacto dos elogios nas crianças

Todos nós gostamos de ser reconhecidos por um trabalho bem feito, as crianças também! É perfeitamente natural ficar encantado com cada coisa que seu filho fizer – ele é fofo e engraçado, e está fazendo coisas novas a cada dia… como você pode resistir?

elogios-mãe-crianca

Assim como com recompensas, precisamos ser cautelosos com elogios. Enquanto um espontâneo “Uau! Que menino inteligente!” não faz mal, se choverem elogios para cada respiração que seu filho der, você corre o risco de criar uma “armadilha” de grandes expectativas. Isso pode significar que, conforme seu filho cresça, ele sentirá que tem de manter a performance para ser aceito e amado. Isso pode contribuir para um excessivo medo do fracasso, e torná-lo tão dependente da aprovação dos outros que fique com medo de tentar novos desafios.

Uma forma positiva para elogiar sem exagerar é um processo chamado de “mirroring” , que envolve nomear exatamente o que a criança fez. “Espelhando” de volta para o seu filho o que ele ou ela tem feito (“Você subiu 5 degraus na escada, tudo sozinho!”), você está dando provas concretas de seus esforços, não apenas palavras vazias, que eles podem acreditar ou não. Você pode estender o mirroring na hora de incluir uma qualidade:  “Você é tão paciente por me deixar falar sem interromper” ou “obrigado por se lembrar de fechar a porta do carro. Isso foi muito responsável”. Isso ajuda seu filho a pensar em si mesmo como uma pessoa genuinamente competente!

Gostou do artigo? Compartilhe!