Carregando...

Fala, mamãe! Aleitamento – Rachel

Olá pessoal! Conforme contei aqui, hoje começa a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2013.

Em 1991 a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação – WABA foi fundada, e em 1992 a Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada,  com o propósito de ser veículo para promoção da amamentação.

Em homenagem a esse evento celebrado em 120 países, o blog Maternidade no Divã apresenta o “Fala, mamãe! Aleitamento”, seção que mostrará, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, depoimentos de mães que gentilmente nos contaram como foi a fase de amamentação de seus filhos.

A primeira história é da Rachel, mamãe do Juan e do Theo.

“Meu nome é Rachel Patrício, tenho 29 anos e sou estudante de Nutrição na Unifesp-BS. Sou mãe de dois meninos, Juan, de 10 anos e Theo, de 6 anos.
Quando tive Juan, além de ser muito nova (tinha 18 anos), recebi pouca orientação em relação à amamentação. Tive fissuras mamilares, não compreendia as questões de manejo e a amamentação foi um processo muito sofrido, que só deu certo com muita insistência. A pouca orientação que tive partiu da pediatra, como o controle de horários para amamentar e uma possível introdução de fórmula para “complementar” a amamentação. Muito pitaco de parentes e com muito esforço consegui amamentar exclusivamente até os 6 meses. Juan desmamou com 1 ano.
Quando tive Theo, aos 22 anos, a situação era outra. No Hospital em que ele nasceu (e onde foi feito todo o pré-natal), houve cursos sobre amamentação, preparo dos seios para a amamentação, a importância do neném ser amamentado nas primeira meia hora pós-parto, a amamentação em livre demanda e o alojamento conjunto. Com Theo pratiquei a cama compartilhada, ele foi amamentado em livre demanda, exclusivo até os seis meses. Nunca soube o que é uma mamadeira ou uma chupeta. Tive a oportunidade de amamentá-lo até os 3 anos e foi uma experiência incrível. A amamentação foi extremamente agradável, uma das experiências mais realizadoras da minha vida.”

Rachel Aleitamento Maternidade no divã
Rachel e seus meninos

Quer dividir sua história? Conte pra gente! contato@maternidadenodiva.com