Carregando...

2º Seminário Internacional de Mães em BH – Eu fui!

Na última sexta embarquei para Belo Horizonte com o objetivo de aprender muito sobre maternidade e conhecer pessoas fantásticas no 2º Seminário Internacional de Mães. Tarefa concluída com MUITO sucesso!

Sexta-feira foi a Coletiva de Imprensa, uma oportunidade única de se aproximar de algumas das palestrantes do evento – Dra. Filó, Laura Gutman e Ashley Merryman. Esse dia foi super especial pois, além de ouvir essas profissionais maravilhosas, pude conhecer pessoalmente muitas blogueiras do mundo materno do Brasil todo!

IMG_5917

Quando cheguei ao evento no sábado fiquei muito feliz por ver o logo do Divã no banner de Parceiros! Apoio o Seminário desde a primeira edição, no ano passado, e foi emocionante ver o blog lado a lado com sites que admiro bastante.

IMG_5925

Cris Guerra abriu o evento com simpatia e bom-humor, como sempre. Acompanhava o blog Para Francisco antes mesmo de virar um livro, e nunca imaginei que fosse conhecê-la. Já era muito fã e isso aumenta a cada encontro!

A primeira palestra foi da psicóloga Lígia Guerra, com o tema REAPRENDENDO A SER MULHER DEPOIS DA MATERNIDADE. Lígia usou seu conhecimento em Psicanálise e casos clínicos da sua prática em consultório para falar sobre os mitos da maternidade e da importância de uma preparação prévia.

Em seguida, a pediatra Filomena Camilo do Vale (Dra. Filó) deu um show de palestra, denominada DESAFIOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA. A Dra. Filó é uma das médicas mais famosas de BH e tinha uma legião de fãs na platéia. Eu já tinha adorado suas colocações na coletiva de imprensa; gostei mais ainda na palestra! Ela afirma que as mães precisam confiar mais em si mesmas, em seus instintos, e em sua capacidade de cuidar e amar seu filho.

Após o almoço, a escritora americana Ashley Merryman falou das NOVAS IDEIAS SOBRE EDUCAÇÃO. Pausa para aplaudir a Ashley. Eu não a conhecia, mas fiquei completamente encantada com ela – não apenas por ser um AMOR de pessoa, super simpática e agradável, mas suas ideias vão na contramão do senso comum e me fizeram refletir bastante! Comprei seu livro e em breve farei um resumão aqui no blog.

Com Ashley Merryman
Com Ashley Merryman

A psicoterapeuta argentina Laura Gutman palestrou sobre o tema IMPACTO DOS FILHOS SOBRE A PSIQUE FEMININA. Gosto bastante de algumas das colocações da Laura, especialmente quando ela afirma que o nascimento do bebê não é o capítulo 1 de sua história, pois ele é completamente influenciado pela história de sua mãe, sua avó, bisavó e todas as gerações anteriores. A forma como uma mãe cuida e sente seu filho depende de como foi cuidada e sentida quando era um bebê.

Gabriela Kapim fechou o evento com um Talk Show: SOCORRO! MEU FILHO COME MAL. Eu adoooooro o programa dela no GNT, e o bate-papo com ela no evento foi muito legal! Antes de falar sobre nutrição, Kapim falou sobre a maternidade e sua vida como mãe de Sofia e Antonio. Segundo a nutricionista, na vida e na alimentação a criança aprende por observação. Ou seja, ela não aprende o que falamos, e sim através do exemplo que damos. Por isso, não adianta os pais exigirem que os filhos comam coisas saudáveis, se eles mesmos priorizam comer alimentos industrializados, por exemplo.

O Divã se despediu de BH com a bagagem cheia de novidades, aprendizado, novas amizades e brindes… muitos brindes! Ano que vem tem mais!

IMG_5934

IMG_5930

One thought on “2º Seminário Internacional de Mães em BH – Eu fui!

  1. Obrigada por compartilhar essa experiência super bacana. Gosto muito de ler sobre assuntos relacionados à maternidade e infância. Abraços

Comments are closed.