Carregando...

A licença maternidade está acabando… E agora?!?!

Oi mamães, tudo bem? Tenho recebido pedidos para falar sobre o retorno ao trabalho depois da licença maternidade. Acredito que esse seja um dos temas que mais gera ansiedade nas mulheres nessa fase da vida. Vocês concordam? O que é melhor para o bebê? O que é melhor para você? Você pode se dar ao luxo de ficar em casa? Quem vai cuidar de seu bebê? São apenas algumas questões que passam na cabeça das recém-mamães.

licenca-maternidade

Parece que você percebe que a licença está chegando ao fim bem quando está finalmente acostumada a ficar em casa com o filhote. Fora o cansaço de pensar em acordar novamente às 6h para ir trabalhar, tendo acordado algumas vezes durante a madrugada, vem a culpa… como vou passar tanto tempo longe dele? A maioria das mulheres acaba por não ter escolha – tem de voltar ao trabalho. Além das mães solteiras, que são as provedoras da família, cada vez mais a mulher tem ajudado na renda familiar, e são poucas aquelas que podem parar de trabalhar para ficar com o bebê.

É claro que a decisão de seguir ou não uma carreira, ou de manter um emprego fora de casa, é muito pessoal e totalmente individual, que depende de diferentes fatores. Mas, você sabia que em alguns casos voltar ao trabalho não é um sacrifício, e sim a melhor decisão que uma mulher pode fazer, não só para si, mas também para sua família? Voltar ao trabalho é, para muitas, uma questão de saúde. Um estudo de 2011 publicado no Journal of Family Psychology sugere que as mães trabalhadoras relataram menos sintomas de depressão e eram mais propensas a avaliarem sua saúde como “excelente”, em comparação com as mães não-empregadas. Neste mesmo estudo, mães que trabalham também relataram estar tão envolvidas na escolarização de seus filhos como as mães donas-de-casa.

Não quero dizer, de maneira nenhuma, que as mães que optam por ficar em casa terão depressão ou não desempenharão seu papel de modo formidável. Só estou tentando dar algum conforto àquelas que tem que voltar pro trabalho! Voltar a trabalhar pode desencadear uma série de sentimentos conflitantes: A culpa por estar abadonando seu bebê. Alívio para estar longe de seu bebê. A culpa por estar aliviada de estar longe de seu bebê. Nos meses que seguem seu retorno ao trabalho, é comum você viver dias em que acredita que não conseguirá gerenciar os dois papéis, e precisa sair do trabalho. Mas, calma! Continue – pelo menos por um tempo… especialistas dizem que a maioria das mães precisa de tempo para se acostumar com a nova rotina!

4 thoughts on “A licença maternidade está acabando… E agora?!?!

  1. Obrigada pela matéria, hoje acordei com uma tristeza profunda pensando que a minha licença está acabando, abri o meu instagram e vi que tinha escrito sobre isso, parecia que foi pra eu ler e me sentir melhor (pelo menos um pouco)

    1. Bruna, realmente é um momento de sofrimento para a maioria das mulheres. Espero que você consiga se sentir melhor a cada dia e saiba que é possível manter um vínculo forte com seu bebê mesmo estando mais tempo distante dele. Um grande abraço! Maria Cecília

Comments are closed.