Carregando...

Quatro Letras – Existe luz no fim do túnel depois da perda de um filho

Recentemente contei aqui no Divã sobre o lançamento do livro Coração de Leão, da Aracelli Moreira. Hoje apresento-lhes mais uma obra escrita por uma “Mãe de Anjo”: QUATRO LETRAS.

*

QUATRO LETRAS é um livro escrito por uma mãe que viveu o desafio de se despedir do filho quatro dias após seu nascimento. Sentindo a maternidade como a maior dádiva que já teve a oportunidade de viver, ela se recusou a considerar que a partida de seu bebê pudesse ser a fonte de qualquer tipo de prejuízo. Assim, optou por identificar quais eram os benefícios que tinha alcançado com essa adversidade, para poder pensar nele sempre com felicidade e gratidão.

Quatro Letras 01

Fale um pouco de você e da sua história:
Meu nome é Flavia Camargo, tenho 33 anos, trabalho como advogada, mas também sou escritora nas horas livres. Em 2015 realizei meu grande sonho de ser mãe, depois de muito tempo de preparação. Mas, acabei sendo surpreendida pela partida prematura do meu bebê.

Este ano foi o mais difícil da minha vida, e foi o mais importante e transformador também, pois, ao mesmo tempo em que perdi meu filho, encontrei o amor de uma maneira muito profunda que eu nunca tinha sentido antes. Apesar da dor que a morte do meu filho me trouxe, tive a oportunidade de aprender lições extraordinárias. Em muitos sentidos, foi uma experiência espiritual, que me aproximou de Deus.

Fale um pouco do livro “Quatro Letras”:
O livro “Quatro Letras” surgiu como resultado da minha vontade de falar sobre a experiência que vivi quando meu filho faleceu alguns dias depois do parto. Ele nasceu prematuro com sete meses e meio, porque eu tive pressão alta no final da gravidez, causada pela Síndrome de Hellp. Sofri uma hemorragia interna, então o parto teve de ser antecipado. E ele não resistiu à prematuridade.

Ao perceber a importância dos aprendizados que tive, resolvi compartilhar as minhas reflexões com as pessoas, tanto com aqueles que perderam um filho, como com aqueles que não perderam, mas que gostariam de compreender o que se passa na mente e no coração de quem viveu uma situação desse tipo, pois a melhor maneira de confortar uma pessoa é compreendendo e sentindo empatia por quem que sofre.

Qual o seu objetivo com a publicação desta obra?
Ao passar por esse acontecimento tão duro, percebi que não era fácil encontrar estímulos para continuar sendo tão feliz quanto eu era antes. Tive que fazer um grande esforço nesse sentido e achei que seria bom compartilhar as reflexões que me ajudaram, pois acredito que elas servirão para confortar outros pais.

Meu objetivo é fazer uma homenagem ao meu filho, que continua sendo e sempre será muito importante para mim, e também quero levar uma mensagem de amor aos corações de todos que tomarem contato com minhas palavras.

Como foi a escolha do título?
A escolha do título foi devido ao fato do nome do meu filho ter quatro letras. Decidi fazer um livro no qual todos os capítulos fossem palavras de quatro letras, para combinar com o nome dele. Assim, os capítulos do livro são: Igor, Laço, Vida, Amor, Luta, Tudo, Cura, Deus, Riso e Belo. Fiz questão de usar palavras com significados alegres, pois minha intenção é demonstrar como é possível construir um olhar positivo sobre algo tão doloroso.

Como o seu livro pode ser adquirido?
Meu livro está sendo vendido pela Bookstart, que não é uma editora, mas um site de financiamento coletivo. Por isso, trata-se de um procedimento diferente. Não haverá lançamento com noite de autógrafos. O livro só pode ser comprado pela internet, não irá para as livrarias. Não será impresso nenhum livro além daqueles que forem comprados exclusivamente pelo site da Bookstart.

A campanha começou algumas semanas atrás e está sendo um sucesso. Nos primeiros dez dias, foi atingida a meta mínima de número de vendas para o livro poder ser publicado. Mas apesar de já termos alcançado o valor necessário para a publicação, o livro continua sendo vendido por mais alguma semanas.

As pessoas interessadas podem acessar o link www.bookstart.com.br/quatroletras onde estão disponíveis algumas opções de pacote. O prazo para participar da campanha e comprar o livro é entre 13/11/15 e 12/01/16. Depois dessa data, os leitores receberão o livro diretamente em suas casas pelos Correios.

O que você diria aos pais que também passaram pela experiência de perder um filho?
Digo para eles que existe luz no fim do túnel. Redirecionem o sentimento que transborda de suas almas para o próprio interno. Aprender a amar a si mesmos como se amava o filho que partiu é um caminho viável para quem deseja ser feliz novamente.

A alegria que um filho nos proporciona ao nos dar a oportunidade de criar uma nova vida pode ser reencontrada ao nos tornarmos nossos próprios criadores. A morte de um filho nos leva a reformular conceitos, refazer a identidade e, enfim, a nos reinventarmos. O carinho empregado na construção desse nosso novo “eu” tem o potencial de gerar uma felicidade incomparável, quando percebemos que nosso filho nos transformou em uma pessoa melhor.

Flavia e Bernardo, à espera de Igor
Flavia e Bernardo, à espera de Igor

2 thoughts on “Quatro Letras – Existe luz no fim do túnel depois da perda de um filho

  1. Já comprei, já aguardo, já estou ansiosa para que essa linda história chegue aqui.

    Estou orgulhosa demais, feliz demais por conhecer alguém que encara toda essa experiência, não como um castigo, um pesadelo, mas que a entende como a forma de Amor mais bem linda e bem definida.

    Parabéns, Querida!<3

Comments are closed.