Carregando...

Vínculo: Mamãe e o Recém-nascido

Saber o que esperar quando se tem um recém-nascido em casa pode aliviar a ansiedade e trazer a confiança de como se vincular com o seu novo bebê. O primeiro mês de vida do seu bebê é um momento intenso. Você pode encontrar-se mais “apaixonada” do que você pensou ser possível, ou pode demorar mais tempo para sentir-se verdadeiramente conectada ao filho.

mombaby

Como a gravidez, parto e o nascimento em si, a experiência de conectar-se ao bebê varia de mãe para mãe. Como eu sempre digo… não existe receita!! Se você está se sentindo estressada porque você não é tão ligada a ele como você pensou que seria, dê tempo ao tempo e lembre-se que não há caminho certo para o vínculo acontecer. Além disso, certifique-se de dar algumas pausas. Ironicamente, um pouco de tempo longe de seu bebê pode ajudar o processo de vinculação!

Se, depois de algumas semanas, você achar que você não se sente mais ligada e confortável com o seu bebê do que era no primeiro dia, ou se você realmente se sente isolada e ressentida com ele, fale sobre isso. Seu parceiro, família e amigos podem ajudá-la a se sentir menos isolada e sozinha, e discutir seus sentimentos com o pediatra e seu próprio médico é a chave para a obtenção de ajuda. Depressão pós-parto é real e pode dificultar o vínculo. Neste caso, o melhor é procurar ajuda psicológica o mais rápido possível. A intervenção precoce pode evitar que o seu relacionamento com seu filho se deteriore.