Carregando...

Vamos ao banheiro? – O processo de desfralde

Oi mamães e papais, tudo bem com vocês?

Tem alguém aí tentando fazer com que o filhote use o penico e abandone de vez as fraldas?

Com bastante frequência recebo pedidos de ajuda dos pais sobre desfralde. Entendo essa ansiedade, mas acho muito importante que esse processo só comece quando a criança já tiver maturidade física e emocional para tal desafio!! Começar antes da hora dá muito mais trabalho, geralmente demora mais e torna-se muito estressante para todos!

desfralde-maternidadenodiva-01

Pra simplificar, vamos pensar no desfralde como um processo de três fases, ok?
. Primeira fase: a criança consegue te avisar que fez – ou seja, ela já tem consciência que fralda está suja. Algumas chegam até a sentirem-se muito incomodadas com a fralda cheia de xixi ou cocô.
. A segunda fase é a seguinte: a criança já consegue dizer que está fazendo – nesse caso, ela já reconhece a sensação corporal de quando está fazendo as necessidades.
. A terceira fase é aquela em que a criança consegue avisar que quer fazer.

Você deve ter consciência de que acidentes irão acontecer! Ele vai se molhar, ficará frustrado, e você deve mostrar para ele que não tem problema! Isso acontece. Pais que mostram-se chateados por causa desses contratempos tornam o processo mais difícil para as crianças. Seja paciente e tenha em mente que é preciso tempo para que o pequeno use o vaso sanitário… As fraldas estão cada vez mais caras, eu sei… mas tenha só mais um pouquinho de paciência, tá bom?? 🙂

*Não é uma boa hora para começar o processo se a família estiver passando por algum momento de estresse ou mudanças. Por exemplo, se:
– Você acabou de se mudar para uma nova casa, ou está planejando se mudar em um futuro próximo.
– Você está esperando um novo bebê.
– Há uma crise ou doença na família.

**Algumas dicas:
– Não puna a criança por causa de acidentes
– Use livros para fazer esse momento mais divertido
– Não vista a criança com roupas difíceis de serem tiradas

Curtiu o artigo? Divulgue para que outras mamães sintam-se mais confiantes e tranquilas nesse processo!

Beijos!

5 thoughts on “Vamos ao banheiro? – O processo de desfralde

  1. Olá Maria Cecilia, eu tenho gemeas com 2 anos e uma delas até me diz q fez xixi ou coco, mas ainda não sabe distinguir entre os dois e nem sempre me avisa.
    A outra não avisa nunca e fica super bem com a fralda suja de coco.
    Com esse calor que está fazendo eu fiquei com dó delas e deixo sem fraldas as vezes, não todos os dias e tento que usem o penico, mas confesso q não está sendo produtivo.
    Um dia deixo sem fralda e no outro dia coloco a fralda.
    Estou fazendo tudo errado ?
    obrigada
    Andrea.

    1. Olá Andrea, obrigada por sua visita.
      Se uma delas ainda não avisa e a outra ainda nem se incomoda com a fralda suja, é provável que elas ainda não estejam prontas para o desfralde. Talvez ainda esteja cedo para tentar esse desafio!
      Se vc estiver retirando as fraldas para iniciar o desfralde, o processo deve ser contínuo. Uma vez que vc achar que é o momento, não volte atrás.
      Deixá-las sem fraldas por conta do calor, sem a intenção de desfraldá-las ainda, não tem problema! Alguns acidentes vão acontecer! rsrs
      A partir do seu relato, essa é apenas uma opinião. Não existe certo e errado, e um comentário é muito pouco para eu conhecer vocês! rs
      Beijos!

Comments are closed.