Carregando...

A imaginação das crianças de 2-3 anos

As crianças adoram versões “mini” de coisas de adultos. Panelinhas e outros itens de cozinha, carrinhos, mesinhas e banquinhos permitem que os pequenos brinquem de gente grande, com segurança. O interessante é que os brinquedos que a criança não tem, ela inventa! Blocos viram carros, massinha vira hambúrgueres e tortas, uma caixa vira um fantástico trenzinho. Que beleza é a imaginação! Além disso, os bichinhos de pelúcia viram companheiros para um chá da tarde ou alunos da pequena-grande professora. Uma boa ideia para brincar com o pequeno é fazer um piquenique, dentro de casa mesmo, e “convidar” as bonecas e os bichinhos de pelúcia para sentarem em volta da toalha e lancharem com vocês!

“Procure reservar um tempinho todos os dias para que ele realmente possa brincar fora de casa (ou do apartamento), em atividades ao ar livre que envolvam esforço físico. A movimentação do corpo ajuda a criar força e a melhorar a coordenação motora.” BabyCenter

Criança de 2 anos desenhando

Se fantasiar nessa fase é uma atividade empolgante para meninos e meninas. É tão legal ver o pequeno usando sua criatividade e se transformando em um mestre-cuca, um médico ou um super-herói pronto para salvar o mundo. Não é novidade que a brincadeira de faz-de-conta do seu filho fica muito mais divertida se tem alguém para fingir com ele! É possível que ele já esteja começando a se socializar com outras crianças, mas a mamãe e o papai ainda são seus parceiros preferidos! Então, não hesite em elogiar a comidinha preparada pela pequena, ou ficar sentadinha enquanto o “doutor” te examina! As crianças aprendem imitando os comportamentos que vêem – então não se surpreenda quando ela estiver ninando a boneca para ela dormir! Caia na brincadeira e use você também sua imaginação!

A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento infantil. Não podemos subestimar o valor dessas atividades! Por volta dos dois anos é interessante estimular a criança a explorar cores, texturas, tamanhos, sons, cheiros… colorir com tinta, giz de cera de diferentes tamanhos, lápis, pode se tornar uma experiência especial e enriquecedora!

“Por volta de 2 anos e meio, os dedos passam a ter mais agilidade, e muitas crianças já conseguem segurar o lápis entre o dedo indicador e o polegar. (…) Incentive os dotes artísticos tendo em casa bastante material para brincar, como giz de cera, canetinhas, tinta, argila ou massinha.” BabyCenter