Carregando...

Lidando com as brigas entre irmãos

irmãos-brigando

A rivalidade entre irmãos é muito normal. Por isso, não se surpreenda quando seus filhos começarem a competir por sua atenção e criar confusões entre si. A rivalidade entre irmãos ensina as crianças sobre a resolução de conflitos, negociação e hierarquia – mas não é nada divertida e praticamente impossível de cessar completamente.

Como mãe, é natural que você fique tentada a entrar em ação quando as crianças estiverem discutindo, mas muitos especialistas dizem que você deve tentar deixá-las resolver seus próprios problemas. Você pode ajudá-las a resolver as disputas, mas evite tomar partido. Tentar descobrir quem começou, quem está certo ou errado, normalmente faz com que todos fiquem ainda mais irritados. Dê a elas uma chance de resolver o conflito por conta própria. Brigas entre irmãos e irmãs são normais, sentir ciúmes é normal, por isso não tente impor uma harmonia artificial!

Quando o filho mais velho fica implicando com o mais novo (principalmente se for um bebê), é provável que isso aconteça porque ele sente que a sua posição na família foi ameaçada, pois agora ele tem que compartilhar sua atenção e carinho com outra pessoa, que recebe os abraços que ele deseja para si mesmo. Se a criança está experimentando esses sentimentos, ela pode se tornar agressiva, então fique de olho nela quando estiver em torno do irmãozinho. É provável também que o ciúme faça com que ela se apegue mais a você e regrida em alguns aspectos – voltar a fazer xixi na cama, por exemplo. Quando este for o caso, você pode tranquilizá-la afirmando que você nunca vai abandoná-la e que você a ama mais a cada dia, independente do novo membro da família!

*

Leia mais sobre rivalidade entre irmãos aqui

Leia mais sobre a chegada de um irmão aqui