Carregando...

Xixi na cama: como reagir?

Uma noite, depois duas, depois três … quando não são mais acidentes isolados, temos de encarar os fatos: seu filho faz xixi na cama. E qual é a melhor forma de responder a essa situação?

A enurese (xixi na cama) pode ser de origem fisiológica ou psicológica… mas como saber por que seu filho faz xixi na cama? A melhor maneira de saber se o problema é de origem orgânica é consultar o médico. Só ele pode diagnosticar uma causa fisiológica para enurese infantil, como uma bexiga imatura ou diabetes, e propor a forma adequada de tratar.

Se nenhuma razão fisiológica for encontrada, é importante se perguntar: quando ele começou a fazer e quais eventos ocorreram neste período? Pode ter sido a chegada de um irmão mais novo, o divórcio dos pais ou uma mudança de escola. Qualquer mudança pode ser uma fonte de ansiedade para a criança. Se não conseguirem identificar nenhuma situação como essas, tudo bem! De qualquer forma é importante ficarem positivos e minimizarem a situação – crianças que fazem xixi na cama também sofrem com a situação, sentem-se envergonhadas. Por isso, nada de castigos ou punições!

Em muitos casos, consultar um especialista não é necessário porque o problema é pontual: não dura muito tempo. No entanto, é importante que os pais consultem alguém se sentirem que são incapazes de lidar com a situação.

(Texto baseado no artigo francês Pipi au lit: parents, comment réagir?)